4.9.14

Torta de Grão-de-bico

Olá a todos!
Ultimamente eu não tenho comido feijão preto, mas tenho feito substituições que adoro entre elas estão a lentilha, ervilha,  feijão branco e grão-de-bico.
Estes grãos são super gostosos e essenciais para uma alimentação equilibrada, eu como 3 vezes na semana uma concha pequena em média.
Eu comprei no sábado o grão-de-bico para fazer salada, mas hoje me deu uma vontade louca de fazer a massa da torta com ele, geralmente eu deixo o grão-de-bico de molho por umas 4 horas antes de cozinhar, mas hoje só lavei bem e já coloquei na pressão.
O sabor da massa ficou maravilhoso, todos aprovaram, os meninos amaram!!!e o melhor de tudo isso? é low carb.
Você pode usar esta massa de base e variar nos recheios, deve de ficar ótima com atum, salmão, carne moída...
A torta rendeu 8 fatias de bom tamanho,rs.


Ingredientes:
3 xíc. de grão-de-bico cozido
3 ovos caipiras
1/2 xíc. de leite vegetal (amêndoas ou coco) 
1/2 xíc. de óleo de canola
1 cs fermento em pó
sal a gosto
Bata no liquidificador os ovos, o leite e o óleo, vá adicionando aos poucos o grão-de-bico e bata bem, por último acrescente o fermento e o sal e misture bem, reserve.

Recheio:
300 g de frango cozido e desfiado( usei o frango de ontem)
1 cenoura ralada
1 abobrinha ralada
1 talo de alho poró picadinho
alho a gosto e cebola a gosto para refogar
orégano a gosto 
sal a gosto
1 cs de biomassa para o recheio ficar mais cremoso
Coloque em uma panela um fio de óleo e doure a cebola e o alho, acrescente a abobrinha, a cenoura e o alho poró, misture bem para selar os legumes, tempere a gosto e acrescente a biomassa.
Misture bem e desligue, não é necessário cozinhar os legumes neste processo porque eles irão para o forno no próximo passo.


- Coloque metade da massa no fundo de uma forma de silicone;


- cubra com o recheio;


- acrescente o restante da massa;


- salpique orégano sobre a torta e leve ao forno pré aquec. 180º de 30 a 35min ( varia muito de forno para forno...)


- a torta estará pronta quando ficar com uma casquinha crocante e com algumas rachaduras na massa.



Tenho certeza de que vocês irão amar!
Uma ótima quinta feira a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!