Projeto - Transformação 350/dias

No início de janeiro eu fui convidada para um almoço muito especial,para ir a este almoço eu fui comprar um "roupicha",decidi que eu iria usar uma calça e uma blusa ,algo bem básico.
Entrei em uma loja, escolhi uma calça e fui direto ao provador ,para a minha surpresa -tristeza, PÂNICO e alerta a calça 46 não serviu ,eu só consegui vestir a 48.
Resumo... devolvi a calça a vendedora ,agradeci pelo atendimento e sai da loja com um único pensamento: chega ! não quero mais esta realidade para mim ,eu vou mudar isso e é a partir de amanhã !
Na manhã seguinte dia 16/01 eu entrei na academia e comecei a RA (reeducação alimentar).
Na avaliação inicial o professor perguntou qual era o meu principal objetivo ,eu disse a ele que eu tinha dois objetivos :queria  ter saúde e  sair do grupo de risco ( IMC) .
Quando eu entrei na academia eu estava pesando 84,5kg ,completamente sedentária  por vários motivos, entre eles problemas de saúde e falta de vontade de praticar alguma atividade física - falo isso sem vergonha nenhuma ,porque essa era a minha realidade.
Eu sentia dores no corpo, mal estar, enxaqueca, ficava ofegante ao menor esforço físico, não conseguia mais subir uma "lombinha" qualquer, tinha uma dor crônica na panturrilha da perna direita - eu consultei um vascular ,cardiologista, ortopedista, ginecologista e além dos especialistas fiz uma bateria de exames e nada ,nenhum diagnóstico.
Fora estes sintomas que citei acima eu vinha de um longo período ( mais de 1 ano e meio) com labirintite, o caos!

Metas ...

Então baseada no cálculo do IMC eu defini uma meta :chegar aos 70kg ,assim eu sairia do grupo do sobre peso.
Este foi o peso inicial que determinei como meta principal ,sem datas ou prazos e sim com o foco na saúde.
Nos primeiros quinze dias eu eliminei 5kg ,isto foi determinante para eu ter a motivação necessária para seguir em frente.
Passei então a pesar 77kg ,eu já me sentia outra pessoa ,estava com a silhueta mais fina ,havia desinchado e muito ,já dava para perceber os resultados do meu esforço.
Só que depois ...eu estacionei nos 77 kg ,fiquei mais ou menos uns 45 dias neste peso ,eu me pesava diariamente e nada, a balança havia trancado naquele ponto.
Eu sei que os especialistas recomendam para que a gente não se pese diariamente ,mas não tem como é mais forte que a gente ,é um misto de ansiedade em ver o nosso progresso com a certeza de que estamos no caminho certo ,só quem passa por isso é que entende a nossa aflição.
O ideal não é se pesar diariamente ,mas se você for ansiosa como eu sou ,deve então de se pesar sempre na mesma balança e pela manhã antes do café.
O peso da manhã logo que acordamos é o nosso peso real, ao longo do dia por conta da alimentação e dos líquidos que ingerimos o nosso peso pode sofrer uma alteração de até 2 kg.
Mas voltando aos 77kg...neste período eu desanimei um pouco,achava que o meu esforço estava sendo em vão, mas mesmo chateada em muitos momentos eu não desisti ,eu pensava em mil e uma possibilidades ,por exemplo:eu devo de estar com muita retenção de líquidos porque é verão ou será que já estou ganhando massa magra e por isso meu peso não altera ?...
Bom ,foi neste momento que eu procurei ajuda profissional e fui consultar com uma Nutricionista Esportiva, dois fatores foram determinantes nesta consulta: o meu peso que não alterava e eu estava me sentindo muito cansada porque eu treinava 6 dias na semana e estava muita cansada ,eu treinava da seguinte forma: 
- segunda, quarta e sexta :Muay Thai 
- terça, quinta e sábado :Musculação 
A nutri avaliou o meu cardápio e disse que estava ótimo,eu me surpreendi ,porque até aquele momento eu é que havia feito um plano alimentar para mim.
Ela fez uma avaliação criteriosa e me informou que eu estava com 33% de gordura corporal e que o peso ideal para mim seria de 68,4kg - eu tenho 1,68cm de altura.
Eu sai da consulta bem triste porque eu achei tão alto os 33% ...mas não desanimei não,determinei outras duas metas: chegar ao peso ideal indicado pela nutri e reduzir o meu percentual de gordura.
Depois de alguns dias eu tracei outra meta: o peso ideal é 68,4kg ,então quem chega aos 68kg pode chegar aos 64,5kg - 20 kg a menos!

Pequenas metas,sem datas ou prazos para alcança-las e sim muito esforço e dedicação.

Para atingir as minhas metas contei com a ajuda de dois grandes aliados: a Reeducação alimentar e os exercícios físicos , não tomei nenhum tipo de remédio.
Se eu estivesse tomando algum remédio eu contaria ,não tenho porque esconder ,mas em momento algum eu  utilizei algum tipo de medicamento .
Eu não sou a favor de remédios ,mas também não critico ou condeno quem usa ,quem sou eu para tal...mas eu acho que não adianta tomar remédio e ter uma mudança só externa ,a gente tem que mudar a forma de viver ,de se alimentar ,a mudança tem que ser de dentro para fora ,não é ?

Em julho deste ano eu cheguei aos 64,5kg, ao longo de 5 meses e meio eu vi o meu corpo mudar,se transformar e eu voltei a ser a Tania de sempre ,voltei para o meu corpo.

Ao contrário de muitas pessoas que vivem em um efeito sanfona a vida inteira ,eu sempre fui magra ,meu peso só havia alterado e muito das gestações, logo depois do parto eu voltava para o meu peso que ficava entre 62kg e 64kg.

É um longo caminho o que tenho pela frente, sempre que alguém me pergunta se foi muito difícil eu sempre respondo brincando :" e quem disse que seria fácil ?",rsrsrs.

É um dia de cada vez, não dá para desistir na primeira dificuldade e são muitas...



No meio do processo...
É muito difícil para quem está acima do peso se sentir bem tirando fotos ,a maioria das pessoas não tem uma foto do "antes" porque se torna meio complicado tirar muitas fotos quando a gente não está se sentindo bem com o corpo e tal e isto aconteceu comigo .
Quando eu cheguei aos 72,5kg eu comemorei muito, aproveitei e fiz uma montagem com   fotos, usei uma das poucas fotos que eu tinha de quando eu estava com 84,5kg (sabe aquela foto que a gente quer esconder e não dá ? pois era essa ...rsrsrs) e uma com 72,5kg ,hoje eu coloquei a foto atual com 70 kg - atual mas não é a definitiva ,rsrsrs.



Nas fotos acima a pessoa aqui está meio descabelada e tal ,mas sabe quando a gente tira foto logo depois que malhou ? foi este o caso !rsrsrs.



Do manequim 48 ao 40 em 5 meses e meio 



Eu ( tentei ) resumir um pouco o que foi a minha trajetória ,se você quiser ver todo o Projeto - Transformação 350/dias é só clicar aqui!

Como nasceu este blog :
Eu sempre gostei de cozinhar ,adoro ir para a cozinha e criar algo rápido e na hora, sou bem prática.
E neste processo todo de emagrecimento eu fui substituindo os alimentos por outros mais saudáveis ,cortei definitivamente alguns alimentos para sempre do cardápio.
Eu amo frutas, verduras ,legumes, chás e alimentos funcionais, acredito que se a gente gosta de alimentos saudáveis o processo de emagrecimento fica muito mais fácil e saudável!
No início eu só fazia as receitas para a minha família e depois atendendo ao pedido de uma amiga que mora longe eu decidi postar duas receitas ,um bolo integral e a abobrinha deliciosa, a partir daí eu passei a postar muitas receitas no meu outro blog.
Nestes 8 meses eu fui criando algumas receitinhas ,fui testando outras e as amigas foram gostando e aprovando ,então como eu recebo muitos pedidos eu decidi criar o blog.

Espero que todos gostem deste cantinho que para mim é muito especial !


Um grande abraço e bom apetite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!