4.9.14

Flan com calda de morangos

Olá a todos!
Sabe aquela vontade que dá de comer um doce? então, eu estava com muita vontade de comer pudim, mas o pudim tradicional é tudo muito, muito açúcar, gordura e por aí vai...
A alternativa foi testar uma receita, a receita nasceu de um experimento, não encontrei nenhuma receita na internet que me inspirou, então fui pela lógica da alquimia culinária e aí está, não é um pudim tradicional, mas ficou um flan maravilhoso, o que não gostei muito foi do tamanho (altura)porque a minha forma é grande e eu não sabia exatamente qual o rendimento que o flan teria.
Minha próxima aquisição será mais uma forma de silicone no tamanho médio/pequeno.
Estou evitando ao máximo comprar mais coisas para a casa, mas uma forma de silicone sempre é necessária isto que já tenho 4 grandes ( circular, de bolo decorado, 2 retangulares - tamanho pão)e 16 pequenas ( tamanho quindim).
Esta receita é sem glúten e sem lactose.



Ingredientes:
Flan
1 xíc. chá leite vegetal (usei de amêndoas)
1 xíc. chá biomassa ( para substituir o leite condensado)
3 ovos caipiras
1 cs açúcar demerara
10 gotas de stevia ( o sabor doce ficou bem suave ,se você gosta de bem doce dobre a quantidade).

Para caramelar a forma:
>1 cs de açúcar de coco ou mascavo e 50ml de água.
Coloque o açúcar na forma ( furo no meio) ,quando caramelar coloque a água, vai ficar uma calda ralinha, se você quiser mais caramelo aumente a quantidade de açúcar.

Flan:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem ,despeje na forma com o caramelo.
Você pode cozinhar o flan de duas formas:
>assar em banho maria no forno: colocar a forma dentro de outra forma e levar ao forno para assar
> colocar a forma dentro de uma panela com um pouco de água e cozinhar em banho maria no bico do fogão - eu sempre faço no bico do fogão porque vou adicionando água sempre que necessário e é mais fácil para ver o ponto do cozimento.


O flan ficou baixinho, mas com uma excelente textura.

Calda de morangos:
200g de morangos picados
1 cs suco de limão
1 cs açúcar de coco ou mascavo ou demerara*
10 gotas de stevia
* esta quantidade vai variar de acordo com  os morangos - se eles estiverem muito ácidos acrescente mais um pouco de açúcar.

Coloque todos os ingredientes em uma panela e vá cozinhando em fogo baixo.


Geralmente eu uso a frigideira para fazer este tipo de preparo, acho melhor para mexer e também por ela ser mais aberta o líquido evapora mais rápido, assim a calda fica pronta em menos tempo.



Você pode variar a calda...deve de ficar uma delícia com abacaxi, maracujá, kiwi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!