7.9.14

Bolo com cobertura de cacau ( sem glúten e sem lactose)

Olá a todos!
Hoje eu aproveitei o forno quente por conta da batata doce que está assando para fazer um bolo.
A princípio seria mais um bolo para o café da tarde, aqui em casa no domingo é tradição o churrasco no almoço e um bolinho no café da tarde, coisas que fazem parte da vida e que a família acostuma, tão bom isso não é?
Mas voltando ao bolo...o que era para ser mais um bolo se transformou no melhor bolo que eu já fiz nos últimos tempos e olha que eu tenho 42 anos e faço bolos a 30.
A textura do bolo ficou ótima ,o bolo super fofo ,até parecia feito com farinha de trigo branca, e a cobertura...difícil falar porque é aquele tipo de coisa que você tem que provar, a receita da cobertura eu peguei lá no GNT - Programa Bela Gil ( o link com a receita original está aqui).
O bolo eu fiz do meu jeito e a cobertura eu fui fiel, esta receita rendeu muito ,eu fiz um bolo e mais 6 cupcakes.



Ingredientes:

Bolo:
3 ovos caipira
2 xíc. farinha de arroz ( usei a branca porque não encontrei a integral)
1 xíc. polvilho doce
1 xíc. açúcar mascavo
2 cs cacau em pó
suco de 1 laranja grande( aquele bagaço que sobra no espremedor eu coloquei no bolo)
1 xíc. leite de coco
1/2 xíc. óleo de girassol
1 cs chia ( para diminuir o IG da farinha e do polvilho)
1 cs fermento em pó
2 cs vinagre branco - é importantíssimo usar e faz toda a diferença , a massa fica leve e fofinha.

Coloque em uma vasilha os ingredientes líquidos e bata bem com um fue ou com um garfo, vá acrescentando os ingredientes secos ao poucos menos o fermento e misture bem ,quando ficar uma massa homogênea coloque o fermento e misture delicadamente, coloque em forma de silicone e leve ao forno pré aquec. 180º de 35 a 40 min ( depende muito do forno).
Enquanto o bolo assa faça a cobertura.

Cobertura:
4 cs de agar agar ( você encontra em lojas de produtos naturais)
2 xíc. água
3/4 xíc. cacau em pó
1 xíc. açúcar mascavo
1 pit sal rosa ou sal marinho
Aqueça a água com o agar agar em uma panela em fogo médio e mexa bem até desmanchar as bolinhas que se formam, adicione o cacau, o açúcar e o sal, misture bem e fique mexendo sem parar até levantar fervura ,leva uns 10 min mais ou menos, quando levantar fervura abaixe o fogo  e mexa por mais 30s.
Desligue ,coloque em uma vasilha de vidro e espere esfriar.
A Bela Gil aconselha a colocar na vasilha de vidro, cobrir e levar a geladeira.
Como aqui não está quente eu deixei ela esfriar em temperatura ambiente, levou uns 45min.

Depois que esfriar corte a cobertura em pedaços e coloque no processador e bata bem ,vai ficar um creme maravilhoso.


Eu aproveitei e coloquei um recheio, assim eles deixaram de ser simples muffins e foram promovidos, eles são Cupcakes agora, rs.
Use uma faca de ponta fina e com cuidado retire o centro da massa, cuide para não ir muito para baixo e furar o cupcake.






A cobertura rende muito ,ainda sobrou tudo isso e olha que hoje eu fui generosa na cobertura.
A beirada do potinho está sujinha de cobertura, mas foi de propósito viu?rs.



Aff... a parte ruim? ter que se controlar, rs.
Um ótimo domingo e um excelente feriado a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!