22.1.14

Pães variados

Olá a todos!
Quando tomamos a decisão de nos alimentar de forma saudável acabamos tendo que fazer algumas modificações no nosso dia a dia.
Eu sempre gostei de pão integral de um modo geral, quando comecei a fazer a RA eu optei pelo pão light e integral, para mim ficava super fácil comer este tipo de alimento porque a fábrica da Nutrella fica super perto da minha casa, então eu comprava direto da fonte.
Em outubro eu cortei o glúten por conta de uma severa alergia ao glúten (não sou celíaca) e em seguida cortei a lactose, a partir daí tive que por a mão na massa e fazer os meus pães.
Eu até encontrei em uma grande rede de supermercados uma marca de pão sem glúten ,mas o valor do pão era de R$12,00, eu achei o valor um absurdo e decidi que faria o "meu pão nosso" de cada dia, rsrsr.

Eu faço 3 tipos de pães: pão "tradicional" com fermento biológico fresco, pão com fermento em pó e um pão de microondas ,cada um tem a sua particularidade, mas de um modo geral todos são gostosos ,o que varia e muito é o tempo de prepraro.

Pão tradicional:


Ponto positivo: o sabor e a textura deste pão são excelentes e você pode deixar o seu pão com um sabor muito especial se acrescentar por exemplo: batata doce, aipim ,cenoura, grãos ,etc...

Ponto negativo: você tem que ter tempo disponível para esperar o pão crescer até dobrar de volume.

Aqui no blog tem duas receitas de pão tradicional: Pão s/glúten e s/lactose e Pão de aipim para ver as receitas é só clicar sobre o nome do pão.

Pão de microondas: 


Ponto positivo: super fácil de fazer ,é um curinga na cozinha porque em 2 min ele está pronto.

Ponto negativo: a textura fica meio elástica,tipo "borrachudinha" ou as vezes fica meio "sequinho",mas com uma geléia ou um cottage vai muito bem.

A receita base que uso é a seguinte:
1 ovo;
1 c.sopa de farinha de trigo sarraceno ou farinha de arroz integral, polvilho doce, farinha de milho fina;
1 c.sopa de chia;
1 c.sopa de farinha de linhaça;
1 c.sopa de água (você pode usar leite desnatado, iogurte natural, requeijão);
1 c.café de fermento em pó;
Misture todos os ingredientes, coloque em um refratário* e leve ao micro por 2 min, está pronto o seu pão de microondas.
*O meu refratário mede 10x18 ,o tamanho fica equivalente a 2 fatias de pão.


Pão com fermento em pó:



Ponto positivo:este pão tem sido o meu eleito nos últimos dias, ele é rápido de fazer , fica com uma textura muito boa e bem saboroso, e se você guardar na geladeira fica uma delícia nestes dias super quentes.

Ponto negativo: dependendo do tipo de polvilho que você usar ele pode esfarelar um pouquinho.

Receita de Pão simples sem glúten e sem lactose:

1 xíc.chá de polvilho doce ;
1 xíc.chá farinha de milho fina;
1/2 xíc.chá de trigo sarraceno ou farinha de arroz integral;
1/2 xíc.creme de arroz ou arrozina, amido de milho;
2 ovos;
2 c.sopa de óleo de coco;
1 c.sopa de mel;
1 pitada de sal;
1 c.chá de fermento em pó;
1 xíc.de água morna (a quantidade de água vai depender do tipo de farinha que você está usando , tem farinhas que absorvem mais ou menos água , a medida pode variar de meia até uma xícara de água, não mais que isso).
Misture todos os ingredientes e coloque em uma forma de teflon ou de silicone( este tipo de forma não precisa untar reduzindo assim as calorias), leve ao forno médio pré aquec. a 180º por mais ou menos uns 30 min.

Se sua alimentação contém alimentos com glúten e ou lactose você pode substituir os ingredientes acima, mas duas coisas são importantes de salientar: 
- se você usar a farinha de trigo integral lembre de que ela absorve mais os líquidos, então provavelmente você terá que aumentar a quantidade de água;
- faça pães menores e consuma em seguida, porque o pão poderá  embolorar por não ter conservantes, então para uma melhor conversação guarde-o na geladeira.

Um abraço e uma ótimo final de dia a todos!




Um comentário:

  1. Amei as receitas como sempre.
    Estava esperando ansiosa por essas de pão.
    Bj e obrigado amiga.

    ResponderExcluir

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!