18.8.14

Pãozinho rápido e funcional

Olá a todos!
Em outubro eu decidi cortar da minha alimentação o glúten e na sequencia a lactose.
Este cortar o glúten não é fácil porque temos que abrir mão do pão nosso de cada dia - aquele pronto que compramos facilmente na padaria ou no supermercado.
Este corte nos leva a procurar receitas de pães porque tem dias que a vontade de comer um paozinho é enorme.
Eu já comprei pães bem gostosos sem glúten e já testei mil e uma receitas também, eu gosto de fazer o pão sovadinho, mas como aqui está frio o pão não cresce direito, aí por melhor que seja a cozinheira o pão fica "pesado",então a solução é fazer um pão rápido, esta receita pode ir ao micro, mas sinceramente eu não gosto, no micro fica "borrachuda" e com um cheiro forte, já assado no forno ele fica macio por dentro e com uma fina casquinha crocante por fora por conta do polvilho, eu adoro!
Pode varias as farinhas, acrescentar  outros ingredientes tipo frutas desidratados, damasco picadinho, vegetais tipo cenoura ou beterraba ralada e por aí vai...



Pão rápido de farinha de farinha de maracujá 


Ingredientes:
1 csb farinha de maracujá
1 cs farinha de coco
1 cs quinoa
1 cs polvilho doce
1 csb óleo de coco
2 cs leite vegetal
1 ccf de fermento em pó
1 ovo
2 cs água
Mistura bem todos os ingredientes, coloca em forma de silicone e leva ao forno médio pré aquecido de 20 a 25min.
A minha forma mede 22 x 10 cm, o meu rendimento é um pão fininho,ele equivale a 2 fatias de pão de forma.


Para acompanhar este pão quentinho eu fiz uma "ricota" de tofu:
1 fatia de tofu 
1 ccf óleo de gergelim
1 pit sal rosa
1 pit orégano
1 pit mostarda em pó ( eu compro ela em bolinhas e bato no liquidificador)
gotinhas de limão
Mistura tudo com um garfo e amassa bem, fica uma delícia.
Se você quiser que fique com a consistência de  requeijão , é só bater a mistura com 2 cs leite vegetal, fica divino!



Pão rápido de farinha de berinjela 

Ingredientes:
1 cs farinha de berinjela
1 cs amaranto
1 cs farinha de arroz
1 cs polvilho doce
1 csb óleo de coco
2 cs leite vegetal
1 ccf fermento em pó
1 ovo
2 cs água 





Bom apetite!
Uma ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!