8.8.14

Leite vegetal

Olá a todos!
Hoje vamos tirar a teia de aranha do blog, rs.
Em outubro de 2013 eu tomei uma decisão bem difícil - cortar definitivamente do cardápio o glúten e a lactose , eu digo difícil porque temos que reprogramar a mente, o paladar e fazer mil e uma substituições para saber como nos alimentar com outros alimentos e não ter nenhuma perda de nutrientes.
A tarefa não é fácil mas é possível!
Em relação a lactose foi complicado porque eu amava queijo, eu nunca fui chocólatra e sim queijólatra , se "deixasse" eu colocava queijo em tudo,rs.
Mas não era só o queijo fazia o meu coração bater mais forte, os iogurtes ,a ricota, requeijão...a o requeijão ,ai ,ai...kkk.
O iogurte foi fácil ,porque tem boas opções no mercado sem lactose, já o resto é complicado.
Eu nunca fui fã do leite e nunca tomei leite, pelo que a minha mãe conta eu tinha uns 3 anos e ela me deu um leitinho morno para tomar, eu chamei o " ugo" e tal ,depois daquele dia eu nunca mais consegui tomar leite.
Em tempos mais remotos (a senhora aqui falando,hahaha) as pessoas ferviam o leite por naquela época so havia o leite de saquinho, se por ventura eu chegasse perto da leiteira era problema na certa, aquele cheiro do leite fervendo me dava náuseas, era terrível para mim, por este motivo eu não sinto a tal falta do leite como a maioria das pessoas. 
Eu sempre usei o leite nas minhas receitas ,porque um bolo feito com leite fica mais fofinho e não esfarela, mas este tempo passou e estou em outro momento, o marido e os filhos tomam leite diariamente, mas é sempre o desnatado.
Bom ,mas falando do post de hoje...
De uns meses para cá tem se falado muito no leite vegetal e em todos os seus benefícios, eu já testei diversas receitas com amêndoas, castanhas, semente de girassol  e tal ,mas acho elas muito calóricas.
O leite que eu estava usando ultimamente era o de coco, ele é calórico  mas dá uma boa textura nas receitas ,além de ter um preço acessivel e é super fácil de encontrar.
Esta semana eu fiz mais um teste e amei - o leite de sementes de abóbora, nutricionalmente falando ele tem mil e um benefícios e o custo é super baixo.
Eu tirei a receita do Blog Barra de Cereal, lá você encontra todas as informações de como fazer o leite assim como alguns dos benefícios da semente de abóbora.
Para você acessar o blog é só clicar aqui.

Eu mudei a minha receita ,coloquei só 1 litro de água ao invés dos 1,5ml indicados pela nutri e não ficou forte o sabor.



Muitas pessoas me falam que elas tem vontade de fazer o leite vegetal mas o problema é coar ,acham chato ou difícil.
Não é uma tarefa tão difícil assim ,depende muito de adaptarmos este processo.
Eu geralmente uso uma jarra de inóx na base, uma peneira( que acredito que todos tem uma em casa) e sobre a peneira eu coloco um filtro reutilizável.
Este filtro reutilizável eu comprei no Dia Supermercados( tem o Dia em SP), ele custa em média uns R$3,00. Vem 30un e eles podem ser reutilizados até 5x, eu uso somente 2 vezes dependendo da finalidade.


Eu vou colocando o líquido no filtro e vou passando como se fosse café, não precisa mexer com a colher.


Quando termina de escorrer o líquido eu dou uma apertadinha com a colher, pode ver como o filtro já fica bem limpo.


Como o material do filtro é resistente eu torço bem para sair o restante do líquido e ficar um "bagaço" bem sequinho.


Este bagaço você pode usar em várias receitas, porque ele é altamente nutritivo!


Eu coloco os meus leites em garrafas de vidro, previamente esterilizadas, depois que esfria bem eu coloco na geladeira, o ideal é consumir em até 5 dias.

Um abraço e uma ótima sexta feita a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!