13.10.13

Pão de aipim - sem glúten e sem lactose

Olá a todos!
Eu tomei uma decisão na semana passada: fazer uma experiência e ficar sem glúten até o dia 16/out - data que o Projeto Transformação 350/dias completa 9 meses, mas mudei de ideia e vou cortar o glúten definitivamente da minha vida.Aliás, já cortei!
Não é uma decisão baseada na moda ou porque vou ficar mais magra e sim por todos os benefícios que esta decisão me trará ou melhor pelos benefícios que já estou tendo.
Também cortei a lactose por indicação da nutri.
E agora é recomeçar de novo na questão da alimentação ,é procurar saber mais e testar muitas receitas ,porque a vida sem glúten é possível mas depende de ajustes e de substituições.
Esta foi a semana de fazer pães,fiz 5 receitas de pães ao todo, os dois primeiros ficaram esfarelando porque eu não tinha a mínima ideia de que existia a goma xantana.
Comprei o produto e coloquei a mão na massa novamente, com a goma o pão fica elástico ,fofinho e bem macio, lembra e muito a textura do trigo.

Destas 5 receitas que testei a que mais gostei foi a do pão que eu fiz hoje,ele ficou muito ,mas muito bom!


Ingredientes:
1 xíc.chá de farinha de arroz (xícara de mãe- bem cheia);
1 xíc.chá de polvilho doce;
1 xíc.chá de aipim cozido e bem amassado - pode passar pelo mixer ou processador(eu amassei o meu com o garfo porque gosto de sentir os pedacinhos de aipim no meio do pão);
3 c.sobremesa de goma xantana;
3 c.sopa de azeite de oliva;
1 c.sob. de farinha de linhaça (compre a linhaça e coloque no liquidificador);
1 c.sob.chia ;
1 ovo + 1 clara;
1 xíc.chá de água morna(quase fria);
1/2 envelope de fermento biológico seco.

Misture a farinha de arroz, o polvilho, a goma xantana e o fermento e reserve.
Em outra vasilha coloque o aipim, o ovo, a clara e o azeite, misture bem e bata com um fuê ou garfo.Acrescente esta massa a mistura reservada, vá colocando a água aos poucos para dar liga.
Amasse um pouco o pão, não precisa amassar muito,coloque em forma untada e deixe descansar até dobrar de volume.
Dica: coloque uma xícara com água no micro por 2min, coloque a forma dentro do micro junto com a xícara ,deixe ela lá.
Este calorzinho fará com que o pão cresça.
Leve para assar em forno pré aquecido, temperatura entre 170º a 190º,até que você enfie um palito e ele saia limpo.


O meu pão ficou com um aspecto mais rústico, eu gosto assim, mas se vc quiser ele lisinho é só passar uma colher em toda a superfície.
Eu não gosto de pincelar o pão com 1 gema + 1c.sopa de leite, mas quem gosta pode passar a misturinha antes de levar o pão para assar.


macio e fofinho,hum...


Vai bem com cottage ,requeijão, geleia, doce de leite ...Bom apetite!


Estes foram os outros pães que gostei bastante: pão de ameixa e grãos, milho e o de hoje de aipim.

Eu encontrei as receitas no blog da Chef Carla Serrano :http://www.chefcarlaserrano.com/ .
Ela tem receitas maravilhosas lá no blog,uma visita por lá é uma perdição ,é tudo lindo, gostoso e saudável!
As receitas eu mudei e adequei as minhas necessidades e ao meu gosto pessoal ,mas tenho a certeza de que se você seguir a receita a risca terá deliciosas surpresas gastronômicas,rsrs.

> A goma xantana você encontra em lojas que vendem produtos para padaria, aqui em Porto Alegre eu comprei no Shopping das Padarias.
> A minha amiga querida Dani Alonso me informou que a liga neutra(a de fazer sorvete caseiro) é ótima ,só que li em várias receitas que quando usar a liga tem que usar o vinagre.
Quando acabar a minha goma xantana eu vou testar a liga neutra.

Um abraço e uma ótima semana a todos!

5 comentários:

  1. Ummm , ja testar...eu até fazia pão sem gluten, quando morava em Floripa, mas aqui acabei relaxando,mas vou atras da Goma Xantana...bj e obrigado por mais essa receita.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Estou adorando tuas receitas! Me diz onde posso comprar goma xantana em Poa? Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goma xantana em PoA se encontra em algumas Bancas do Mercado Público e na Gueno do Passo d'Areia, quase ao lado da Pompéia.

      Excluir
  3. ai, que me deu até vontade de comer essa delícia. Cortei o pãomas só de ver me deu saudades,,, é meu grande amor ainda rsrs...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Daria para fazer esta receita na panificadora Britânia?

    ResponderExcluir

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!