19.8.14

Bolo de banana

Olá a todos!
No domingo eu tive que resistir bravamente a um bolo de banana feito pela minha sogra...fui valente,rs!
Eu sempre amei bolo de banana e a minha sogra faz um bolo dos  deuses, o bolo ficou ali olhando para mim e pedindo a companhia de um pretinho básico,hahaha.
Para matar a vontade ontem eu fiz uma versão saudável, usei uma marmitinha descartável como forma - porque este bolo tem uma caldinha e uma camada de banana na base, na forma de silicone provavelmente não ficaria bom e as minhas formas são grandes, enfim...amei assar o bolo na marmita.
Hoje pela manhã eu dividi o bolo com o Márcio e os guris, assim eu provei só um quadradinho, porque tão pouco? porque fiz a receita novamente só para ter certeza de que a receita daria certo, eu sempre testo a receita umas duas vezes antes de postar. 
Na receita de ontem eu fiz a base tradicional e hoje usei uma geleia caseira, ambos ficaram muito bons.


Este é o bolo de banana da minha sogra...olha isto! rs

Bolo de banana 

Versão 1- os ingredientes são para um bolinho pequeno
Ingredientes:

-Calda:
1 banana fatiada
1 csb de óleo de coco
1 csb açúcar de coco
Coloque o óleo na frigideira antiaderente, polvilhe o açúcar por cima e coloque as bananas, vá mexendo com cuidado e assim que a banana dourar coloque a banana na forma, reserve.

Massa:
2 cs de arroz integral ( deixe o arroz integral de molho na água por 8h ou pode ser arroz já cozido)
2 cs leite vegetal
1 ccf de óleo de coco
1 ccf d fermento
1 csb açúcar de coco ou demerara
10 gotas de stevia
1 csb farinha de linhaça
1 ovo
Bate bem todos os ingredientes no mixer ou liquidificador até sumir os grãos do arroz.
Jogue esta mistura sobre as bananas e leve ao forno médio de 20 a 25 min, desenforme ainda morno.



Geleia caseira

Eu adoro geleia caseira, uma fatia de pão quentinho com uma geleia e um cafezinho, ô delícia!
Esta receita foi um teste que deu certo, que bom não é?rs.
Não tem mais simples na vida:
- 10 morangos grandes
- 3 ameixas pretas s/caroço hidratadas( coloque as ameixas de molho na água filtrada por 8h)
eu sempre tenho ameixas hidratadas na geladeira, elas são ótimas para colocar em sucos, smoothies,etc...
- água que a ameixa ficou de molho
- 1 cs açúcar de coco > mas você pode usar o demerara, mascavo, adoçante culinário
Bata no mixer os morangos com a ameixa e vá colocando água até ficar um creme "rústico"
Coloque esta mistura em uma panela e acrescente o açúcar, vá mexendo em fogo baixo até atingir a consistência desejada, é super rápido.
Coloque em vidro esterilizado e espere esfriar para levar a geladeira, ela fica mais espessa depois de fria.

Esta geleia pode ter mil e um sabores, uma combinação que gostei muito foi abacaxi com damasco.



Versão 2 

Ingredientes:

Calda:
1 banana fatiada 
2 cs de geleia de morango e ameixa preta 
1 ccf de óleo de coco
Coloque o óleo de coco na frigideira e as fatias de banana, deixe dourar levemente e desligue.
Coloca a geleia no fundo da forma e sobre ela a banana fatiada e reserve.

Massa:
Igual a anterior.


Este não ficou bonito, mas o sabor não deixou nada a desejar.


 O arroz confere uma umidade suave a massa, eu gostei muito da textura , a primeira receita lembra exatamente o bolo de banana tradicional , o segundo fica uma cobertura mais suave.
Ambos aprovadíssimos!

Uma ótima terça feira a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como é bom fazer uma receita saudável e gostosa não é ?O que você achou desta receita? Vou aguardar o seu comentário!